quarta-feira, 24 de junho de 2009

Envelhecer bem - Por Damião Augusto


Todos nós, depois de longos anos de trabalho, desejamos envelhecer bem ao lado de nossos filhos e netos e desfrutar de uma vida tranqüila e feliz. Mas quantas pessoas conseguirão realizar esse desejo? Quantos conseguirão manter-se ao lado da família até o fim da vida? Viver ao lado da família é o sonho da quase todo idoso. E quando isso não dá certo?
Às vezes as coisas não acontecem como gostaríamos que acontecessem, não saem como planejado. Pelos mais diversos motivos, as famílias abandonam seus idosos em asilos, distanciando-os do convívio familiar e social, muitos sem acesso a cultura, lazer e o que deveria ser um “repouso” passa a ser um martírio para esses idosos. A sensação de abandono, as limitações físicas naturais da idade somados a doenças lhes causam enorme tristeza, que ainda precisam seguir regras, se adaptar a horários impostos pelas instituições. A falta de atividades físicas, de entretenimento, de elementos que possam amenizar a dor desses idosos e contribuir para uma melhor qualidade de vida deveria ser a maior preocupação dessas instituições e não somente se ater aos cuidados médicos, que é sim de grande importância, mas que diminuem apenas a dor física.
A contribuição que essas instituições dão a sociedade é inegável, pois existe seriedade por parte de algumas delas que se esforçam para dar o melhor tratamento possível, buscando amenizar o sofrimento dessas pessoas que vivem na esperança de algum dia poder conviver novamente com seus familiares.

0 comentários: