terça-feira, 23 de junho de 2009

Lar dos Idosos... - Por Ilca Fernandes


Lidar com idosos não é tarefa fácil, eles necessitam de cuidados especiais e de atenção e em muitos dos casos é essa tamanha responsabilidade o motivo que os levou para o Lar dos Idosos São Francisco de Assis.

Há casos em que largados a própria sorte, os idosos foram recolhidos e levados para lá, outros que por falta de condições financeiras da família se tornaram internos para receber melhores cuidados, mas, no entanto o que é mais angustiante é que desde que foram para lá alguns não receberam visitas de seus familiares, e eles com corações nostálgicos nos adotaram como "parentes" para sanar ao menos uma parte de um sentimento que não tem tradução, a saudade. Ouvir suas histórias, lamentos e carências foi comovente e nos remeteu ao pensamento de que nossa ação no mundo é finita e que nada substitui o prazer de "estar em casa" com "os nossos."

Com toda alegria e gentileza que puderam, nos receberam e fizeram com que os nossos esforços recebessem uma das maiores recompensas possíveis pela elaboração de um trabalho acadêmico, a gratidão. Gratidão pela visita, pela importância que demos a cada um, gratidão também pelo simples ato de ajeitar o cabelo de uma delas ou calçar as sandálias de outro que há tempos mora longe da sua família e de todo o resto da sociedade, se tornando inativo e impotente pela ação do tempo, diante de tudo que se passa fora dos muros da instituição.

O nosso desafio foi o de propagar e fortalecer a imagem da instituição, meio que de forma rápida, mas desenvolvida com entusiasmo e dedicação.

Buscamos reforçar as campanhas, iniciativas e projetos desenvolvidos, através de uma das vertentes do marketing, o Marketing Filantrópico. Utilizamos como ferramenta as tecnologias sociais da web 2.0 como sites e blogs. Ambicionamos também de maneira subliminar contribuir para um maior número de visitações e doações e de maneira simples colaborar para o bem-estar dos internos do Lar dos Idosos São Francisco de Assis.

1 comentários:

Ilca Fernandes disse...

Há situações em que somos exposto ao nosso futuro tão claramente que fica dificil acreditar, esse trabalho que fizemos nos mostrou as duas coisas mais legais do últimos meses na faculdade, no profissional, que nem sempre é preciso um mar de grana pra se ter êxito na visualização de uma organização. No pessoal deixou uma marca profunda... valorizar a família, os amigos porque eles fazem imensa falta, quando a única coisa que te resta é ver o sol nascer e se por na espera de pessoas que não viram.