quarta-feira, 24 de junho de 2009

Maus tratos em idosos - Por Sheila Ramos

A questão da negligência e dos maus-tratos contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que esta questão começou a despertar o interesse na comunidade científica. Dentro do estudo da violência, os maus-tratos contra idosos foram os últimos a ser contemplado como um fenômeno político e como questão da saúde pública, após o estudo da violência contra a mulher e a violência infantil.


No Brasil, a partir da década de 1980, as mortes por acidentes e por violência de qualquer tipo e em todas as faixas etárias passaram a responder pela segunda causa de óbitos no quadro da mortalidade em geral, merecendo, portanto a atenção de órgãos governamentais e não governamentais para o seu estudo, prevenção e estratégias de intervenção, para combatê-las.
Alguns indícios de possível violência podem facilitar identificação:

-Paciente trazido ao hospital por outra pessoa, que não um familiar, ou cuidador.
-Intervalo prolongado entre o trauma ou a doença e a apresentação aos serviços médicos.
-Descrição do trauma não compatível com os sintomas encontrados.
-Os frascos de remédios apresentados indicam que a medicação não está sendo administrada conforma a prescrição feita.
-História do possível agressor também é de muita importância (perfil psicológico, doenças, desemprego, problemas financeiros, alcoolismo, drogas)
-Observações do comportamento: Identificar sinais de infantilização do paciente, ou atitude do cuidador que não deixa o idoso falar, ou não olha para ele.

0 comentários: